Saturday, February 15, 2014

Estudo sobre a Travessia do Mar Vermelho no êxodo de Israel - Parte 10

Onde fica a Península do Sinai? 


O nome Bíblico para a atual “Península do Sinai” é deserto do Egito. (Ezequiel 20:36; Juízes 11:16; Êxodos 13:18)
Acreditamos que a área em forma de V entre o Golfo de Suez e o Golfo de Aqaba onde hoje chama-se de Península do Sinai seja na verdade o deserto do Egito.

A marcação atual do Monte Sinai na Península do Sinai foi feita quando Helina (Helena de Constantinopla), mãe de Constantino I, esposa de Constantius Chlorus, imperador de Roma, ela que afirmou também ter descoberto a verdadeira cruz de Cristo, escolheu Jebel Musa em 325 D.C. como monte Sinai onde construiu a  "Capela de Santa Helena" que abrigava a sarça. A sarça é, supostamente, indicada por Helena como sendo a sarça ardente da qual Deus falou com Moisés.
Entre 527 e 565 D.C o imperador bizantino Justiniano I ordenou que fosse construído o "mosteiro de santa catarina". O mosteiro foi construído à volta da capela que abrigava a sarça ardente construída por Helena, a mãe de Constantino. Desde então os mapas passaram a indicar o Monte Sinai neste local e o deserto do Sinai ou península do Sinai nesta região.

Mas se o antigo Monte Sinai for na verdade o Monte Karkom ou Har Karkom ("Montanha de Saffron", também chamada Jabal Ideid, entre Petra e Cades Barnea, localizado 30 milhas a noroeste de Ezion-geber, atual Elat, então tudo muda! E se o Monte Sinai for na verdade o monte Jebel al-Lawz na moderna Arábia Saudita, então tudo muda também!


A Bíblia não identifica o deserto do Sinai como relacionado a área em forma de V entre o golfo de Suez e o golfo de Aqaba. Tudo o que sabemos pela Bíblia do Monte Sinai (Horeb) é no deserto do Sinai. Mas não sabemos onde fica o deserto do Sinai.
Nossos irmão da Igreja do Canadá afirmam que a Bíblia diz também que o Monte Sinai fica no deserto de Sur e que Sur é a terra onde viviam os Ismaelitas. Verificamos que os Ismaelitas viviam com os Midianitas porque os nomes Ismaelitas e Midianitas são usados alternadamente na história de José sendo vendido ao Egito. Pesquisamos e não achamos onde a bíblia coloca o Monte Sinai no deserto de Sur.

“Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não acharam água.” Êxodo 15:22

Se encontrarmos podemos completar aqui posteriormente, mas segundo os irmãos Canadenses, então o Monte Sinai deve ficar na terra de Midiã.

“Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito.” Gênesis 37:28

“E os midianitas venderam-no no Egito a Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda.” Gênesis 37:36

“E José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá.” Gênesis 39:1


Hebraico:
Ism-eli [יִשְׁמְעֵאלִי] = Ismaelita = Árabe
Midiani [מִדְיָנִי] = Midianita
Diin [דִּין] = lei, estatuto


Encontramos entretanto em Gálatas 4.25 uma afirmação de Sinai ser um Monte da Arábia. “Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.” Gálatas 4:25