Saturday, February 15, 2014

Estudo sobre a Travessia do Mar Vermelho no êxodo de Israel - Parte 6



A travessia deve ser longe o suficiente do ponto de partida para justificar a reclamação do povo por estar num deserto. Êxodos 14:11-12

Quando Israel viu o exército egípcio preparando-se para atacá-los eles disseram a Moisés:
“Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito? Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.”
Êxodo 14:11-12 (Almeida Corrigida e Revisada Fiel)





Por isso uma travessia nos Lagos Amargos ou na parte Norte do Golfo de Suez parece improvável por ser perto demais do Egito para justificar que digam conforme Ex.14:11-12. Caso a travessia fosse neste local eles não estariam num grande deserto antes de atravessar. Os Lagos Amargos são cerca de 25 milhas de Gósen (Goshen) onde eles viviam. A parte Norte do Suez é apenas 60 milhas. Ambos muito perto para se preocupar em morrer no deserto. Se fosse apenas um dia de viajem de volta para a velha cama em Gósen (Goshen) parece que esta preocupação não faria sentido, mas se eles estiverem a 240 milhas de suas casas em uma região desolada longe da civilização, então as reclamações de morrerem no deserto nas mãos do Faraó parecem ser mais justificadas.