Saturday, February 15, 2014

Estudo sobre a Travessia do Mar Vermelho no êxodo de Israel - Parte 1


Estudo sobre a Travessia do Mar Vermelho no Êxodo de Israel - Parte 1

Teoria da Travessia do Mar Vermelho (Atual Golfo de Acaba) pelo estreito de Tiran. (Leia para entender). 



Prefácio


Este estudo da travessia do Mar Vermelho toma por referência inicial um estudo elaborado por membros de uma Igreja Cristã do Canadá sem denominação cujo site identifica-se como “The Interactive Bible” bible.ca. Nós também somos cristãos sem denominação e pretendemos buscar a verdade Bíblica e referências de conduta e vida cristã diretamente das escrituras sagradas e de uma experiência viva e verdadeira com Deus através de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Iniciamos no estudo deles, mas nos aprofundamos em contexto histórico e principalmente no exame das escrituras incluindo trechos em hebraico do Allepo Codex para entendimento melhor de trechos difíceis ou do significado de algumas palavras que podem variar em diferentes traduções da Bíblia.


Introdução

É conhecido atualmente com alguma certeza apenas 3 dos aproximadamente 50 lugares listados em Êxodos entre o Egito e a Jordânia. 

Rameses (Gósen (Goshen)), Ezion-Geber (Atual Elat) e Mount Nebo (Al-Quds Jordânia)
.

O Senhor Deus escolheu para sabermos somente esses 3 pontos: 
O início, o meio e o fim da trajetória. Nada entre esses locais é conhecido em nossos mapas atuais com certeza.


Dos desertos mencionados em Êxodos, nós sabemos somente com mais certeza que o deserto de Sur (Shur) era na terra de Midiã (Midian) onde Ismael habitava.



Não se sabe com certeza os seguintes lugares: 
Monte Sinai, deserto do Sinai, Kadesh Barnea, deserto de Sin [מִדְבַּר סִין], deserto de Paran.  
E parece que todos esses lugares são independentes uns dos outros. O fato de haver muitos candidatos a monte Sinai nos dias de hoje ilustra essa dificuldade geográfica.


Para tentar localizar o ponto de Mar Vermelho onde ocorreu à travessia precisamos examinar atentamente o que diz na Bíblia. Também é natural que o ponto de travessia deve ser um local onde essa travessia seja possível e de uma forma harmônica com as escrituras. Por exemplo, cruzar um lago raso de água doce como os lagos amargos próximos ao canal de Suez criaria um problema de como se afogaria um exército de elite do faraó. Por outro lado uma travessia pelo golfo de Suez ou mesmo o golfo de Acaba onde a profundidade chega a 1800m explicaria o afogamento do exército, mas tornaria difícil de explicar como um grupo de mais de um milhão de homens, mulheres, crianças e suprimentos poderia descer e subir ladeiras íngremes de até 60 graus de inclinação para passar pelo fundo desses canais e subir do outro lado.