Saturday, February 15, 2014

Estudo sobre a Travessia do Mar Vermelho no êxodo de Israel - Parte 15

O estreito de Tiran oferece quase que uma ponte natural 


O Golfo de Aqaba é um canal de águas muito profundas que chegam de 800 a 1800m de profundidade no seu centro, entretanto o estreito de Tiran é uma ponte natural de modo que o ponto mais fundo que os Israelitas encontrariam seria em torno de 205m.

A travessia no estreito de Tiran

A travessia no estreito de Tiran é de 18km e poderia ser aberto as águas em até 800m de largura formando um caminho largo por toda a travessia. O estreito de Tiran tem um recife de corais raso no seu centro com uma área de pesca em cada lado. De cartas náuticas modernas é possível ver que a passagem leste chamada Enterprise tem 205m de profundidade máxima e 800 metros de largura e que a passagem oeste chamada Grafton tem somente 70 metros de profundidade e 800 de largura. Um mergulhador precisa mergulhar somente 13m no ponto mais fundo para ver os corais.



O crescimento de corais por milhares de anos (talvez 3500 anos) desde a travessia miraculosa significa que não podemos saber como era o fundo do mar naquela época. Parece que quando um coral cresce e atinge a superfície, as marés que fluem em volta do coral cavam um canal mais fundo naturalmente. Gradualmente os corais agem como uma barragem tapando 80% do estreito.

Este cenário é bastante real, afirmam nossos irmãos da igreja do Canadá, e significa que a 3500 anos atrás este estreito seria mais raso e suave do que nos dias atuais. Mas mesmo com as profundidades que vemos hoje em dia não seria tão difícil imaginar a travessia do êxodo por este estreito. A inclinação descendente é muito mais importante que a profundidade e no estreito de Tiran que vemos hoje possibilitaria a travessia, desde que seco.

A 3500 anos atrás é provável que este estreito de Tiran fosse mais fundo na parte central onde hoje existem os corais e mais raso nas partes dos canais de navegação a leste e a oeste dos corais de modo que seria mais suave o relevo.

Também é possível que o Senhor Deus houvesse suavizado o fundo do mar para facilitar a travessia além da ajuda na saúde e resistência das pessoas e animais já mencionadas na Bíblia.

A possibilidade de travessia em Nuweiba

Também existe a possibilidade de travessia numa outra ponte natural do Golfo de Aqaba que é ao lado de Nuweiba. Neste ponto a travessia atingiria 765m de profundidade e com inclinações maiores. Também o acesso a Nuweiba é mais limitado devido a cadeia montanhosa ao lado.