Tuesday, March 4, 2014

Ouvir o Espírito Santo - parte 1 - Como ouvir à Deus? Como ouvir uma resposta de Deus a minha oração?



Ouvir o Espírito Santo - parte 1 - 

Como ouvir à Deus? 

Como ouvir uma resposta de Deus a minha oração?

 Mensagem aos que creem e se consideram Servos do Deus Vivo.

"Porque está escrito:Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim,E toda a língua confessará a Deus."  

Deus fala com seus servos.


Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.
Salmos 32:8

Então veio o Senhor, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.
1 Samuel 3:10

Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu [Jesus], e vo-lo há de anunciar.
João 16:13-14

E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
Atos 9:5

Sim o Senhor Deus fala com seus servos. 
Se você profere crer no Deus na Bíblia e entende que Deus não muda, deve crer que Deus fala conforme hoje como falou no passado com seus servos. Sim em viva vós como uma fala com seu amigo, além de outras muitas formas de comunicação.

A comunicação é de Deus a um servo de Deus.  

Entenda que se você nunca colocou sua vida nas mãos de Deus e ainda não aceitou o Senhor Jesus como seu Senhor e Salvador em sua vida deverá estar atento a uma comunicação mais restrita de Deus. 
Acaso um patrão fala com seu servo da mesma forma que fala com uma pessoa qualquer na rua? 
É Claro que não. Ou uma amigo fala com seu amigo da mesma forma com que fala a um estranho? Também não. Então se você quer comunicação com Deus tem que se esforçar para se aproximar de Deus com humildade e ficar atento a sinais.

Deus fala, se comunica conosco, de muitas mandeiras. Algumas das quais cito aqui:

- Deus pode responder por Sinais: 

Deus responde com sinais à uma oração de um servo. 
É possível pedir um sinal. Algo no qual você creia ser suficiente para lhe informar a vontade de Deus para algo em sua vida. 

Exemplo de resposta de Deus por sinal:

E disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste,
Eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste.

Juízes 6:36-37
E disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste,
Eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste.

Juízes 6:36-37

 "E assim sucedeu; porque no outro dia se levantou de madrugada, e apertou o velo; e do orvalho que espremeu do velo, encheu uma taça de água.
E disse Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só o velo fique seco, e em toda a terra haja o orvalho." Juízes 6:38-39

- Deus pode responder através de Outra pessoa falando: 

Deus as vezes usa alguma pessoa para lhe dizer a resposta a uma oração sua ou manifestar sua vontade para você. Ore e fique atento ao que os outros lhe falam procurando algo que possa ser uma resposta a sua oração, ainda que as pessoas não sejam profetas de Deus. Deus usa seus servos, mas também pode usar uma pessoa qualquer para lhe dar a resposta.

Exemplo de resposta de Deus através de um não servo:
"Chegando, pois, Gideão, eis que estava contando um homem ao seu companheiro um sonho, e dizia: Eis que tive um sonho, eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até à tenda, e a feriu, e caiu, e a transtornou de cima para baixo; e ficou caída.
E respondeu o seu companheiro, e disse: Não é isto outra coisa, senão a espada de Gideão, filho de Joás, varão israelita. Deus tem dado na sua mão aos midianitas, e todo este arraial." Juízes 7:13-14

- Deus se comunica por sonhos:

Deus pode lhe mandar um sonho como resposta a sua oração.

Exemplo de resposta de Deus através de um sonho:
"No primeiro ano de Belsazar, rei de babilônia, teve Daniel um sonho e visões da sua cabeça quando estava na sua cama; escreveu logo o sonho, e relatou a suma das coisas. "
Daniel 7:1

- Deus se comunica em viva vós:

Deus pode abrir nossos ouvidos e falar como uma pessoa fala com outra, em viva vós.
 
Exemplo de resposta de Deus em viva vós:
"Então veio o Senhor, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve."
1 Samuel 3:10 

"E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho ..."
Gênesis 22:1-2
 

- Deus se comunica por visões:


Exemplo de comunicação de Deus por visões:
"E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui. "
Gênesis 46:2 

"Depois o Espírito me levantou, e me levou à Caldéia, para os do cativeiro, em visão, pelo Espírito de Deus; e subiu de sobre mim a visão que eu tinha tido.  "
Ezequiel 11:24 

"E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales;  "


Conclusão: 

Se você nunca recebeu uma resposta de Deus das acima citadas seja humilde e reavalie sua vida e conduda com teu Senhor Deus e também tua vida e conduta com os homens e busque arrependimento e um coração humilde e quebrantado para se achegar mais a Deus.
Os livros contidos na Bíblia são nossa principal fonte de referência de valores e vida Cristã. Leia mais a Bíblia, de coração aberto e humilde em busca da verdade e peça ajuda e entendimento a Deus.

Abraço a Todos!